segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Lavando Jeans!

Se você acha que a lavanderia onde o seu jeans é transformado em objeto de desejo é um lugar parecido com o que você conhece, é melhor ir mudando a opinião... Saiba que, hoje, as lavanderias industriais são, literalmente, laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e, é claro, muita criatividade. Foi nos anos 80 que aconteceu a evolução daquela conhecida lavanderia doméstica – composta basicamente por máquinas de lavar e centrífugas – que passou a ser uma central de processamento de jeans e se transformou na famosa lavanderia industrial de índigo. E é no interior das lavanderias industriais que o jeans ganha ainda mais estilo, personalidade e valor.

Da peça “crua” ao jeans dos seus sonhos. As diversas etapas do processamento do jeans têm início com a peça confeccionada, porém crua, pronta para passar por um verdadeiro processo de metamorfose. É nesta etapa que as peças podem passar por uma série de processos químicos e físicos, dependendo do tipo de lavagem e dos resultados e efeitos esperados. Antes de tudo, porém, cada peça fica no chamado estoque seco, um depósito que é um verdadeiro amontoado de peças cruas, chegadas da indústria de índigo, antes de serem lavadas. Do estoque seco, as peças vão para os diferentes setores da lavanderia industrial. Variando de acordo com o resultado esperado (lavagem vintage, stone washed, etc...) as peças podem ser imersas em produtos como enzimas, pigmentos e corantes; podem, ainda, sofrer o atrito de pedras especiais, ou até passar por recursos artesanais, como nos lixados, jatos de areia, puídos e esmerilhados. Gostou??? Então, comente!!!

Um comentário:

AnDrEzInHoPooSSi disse...

É incrível como os processos de "customização" das peças mudam as características originais. Sendo essas já interessantíssimas e de bom gosto, eles tratam de desbotá-las e furá-las.
Qual o juízo de valor nesta modificação?
Não consigo encontrar!
Por que eu trocaria um jeans clássico por um modelo desbotado, rasgado e com decorações extravagantes?
Não consigo entender Tal moda?